Dicas para Entrevistas por Skype ou por Telefone

Home / Notícias

Dicas para Entrevistas por Skype ou por Telefone

 Cada vez mais as empresas optam por realizar entrevistas de emprego via skype ou por telefone.

São, cada vez mais, as empresas que realizam as entrevistas de emprega através dos novos meios de comunicação, como o Skype ou telefone. Este método está a tornar-se uma verdadeira prática essencialmente em empresas internacionais, de forma a facilitar o recrutamento e eliminar a obrigatoriedade do candidato de deslocar-se ao país da entidade de recrutamento.

 

Apesar de tudo este é, ainda, um método de recrutamento ao qual não estamos inteiramente familiarizados. Para que não surjam dúvidas quanto ao procedimento mais adequado a adoptar, vamos dar-lhe algumas dicas a ter em conta na sua entrevista via Skype ou por telefone.

 

    1. Atenção ao endereço e-mail que utiliza

O primeiro elemento de avaliação ao qual um entrevistador terá acesso será o seu endereço de Skype. Por isso o seu endereço e a sua foto de apresentação deverão transmitir alguma maturidade e seriedade. Escolha algo pessoal e discreto, que não levante quaisquer tipos de dúvidas a respeito do seu carácter e/ou competências profissionais.

    2. Atenção ao vestuário

Tal como numa entrevista presencial, o vestuário será sempre encarado como um factor de grande importância por parte do entrevistador. Esqueça que está em casa e evite apresentar-se de forma demasiado “confortável” ou desleixada. Escolha peças de roupa profissional e formal para não causar uma má impressão.

    3. Escolha correctamente o local

Arrume bem a divisão da casa onde vai realizar a entrevista através do computador. Não tenha distracções de fundo e escolha um local bem iluminado.

    4. Evite interrupções

Certifique-se de que não será interrompido por nada nem ninguém durante a entrevista, seja um familiar ou um animal de estimação. Escolha, então, uma hora em que saiba que vai ter total privacidade e concentração.

    5. Prepare o equipamento

Para que a conversa durante a entrevista decorra da forma fluída, estável e sem interrupções é fundamental que a sua internet e o seu computador estejam a funcionar em perfeitas condições. Certifique-se que a internet não tem quebras e apresenta uma velocidade aceitável e use um microfone de boa qualidade.

    6. Prepare bem a entrevista

Uma boa preparação inclui saber o máximo possível sobre a empresa e o cargo para o qual se está a candidatar. Por isso faça uma pesquisa aprofundada e certifique-se que está bem informado sobre todos os detalhes relacionados com a empresa e o emprego em causa.

    7. Tenha todos os documentos necessários à mão

Durante a entrevista tenha ao seu alcance o CV, assim como qualquer outro documento pessoal que lhe possa ser pedido pelo entrevistador. Este detalhe é importante para não atrasar a entrevista e não causar uma má impressão.

 

Fontehttp://www.empregopelomundo.com/carreiras/guia-completo-entrevistas-via-skype-ou-telefone/