OUTSOURCING

Outsourcing | Artigo publicado na Revista Human Julho - Agosto 24

/storage/

Como se apresenta a empresa ao mercado em outsourcing, nomeadamente em termos de proposta de valor?

A mais-valia da Pessoas e Sistemas é a experiência acumulada em contextos diferentes da indústria, e áreas de serviços distintos como por exemplo a hotelaria. Assumimos que podemos efetivamente acrescentar valor, trazer sentido critico, flexibilidade e ser o verdadeiro parceiro da empresa que decide externalizar uma área. Temos recursos que permitem olhar para o cliente como um todo e para a área de trabalho a intervencionar.

Temos também um Knowhow acumulado na equipa quer na área de recrutamento, quer na área de avaliação de competências ou formação, e, portanto, assumimos uma capacidade para identificar, gerir e reter que nos permite manter estabilidade nos projetos que gerimos.

 

Considera que a generalidade do tecido empresarial no nosso país pode ganhar competitividade pelo recurso a soluções de outsourcing?

A mesma solução não serve para todos, mas de facto, muitas vezes, as empresas na implementação de novos projetos, em fases críticas, ou com áreas acessórias poderiam ganhar mais flexibilidade externalizando parte desse serviço. Portanto sim! É uma solução que pode ser muito mais explorada!

 

Quais são as principais vantagens desta solução?

Essencialmente flexibilidade, controlo de custos, rentabilização de recursos internos e ganham tempo. Ou seja, ao externalizar conseguem que projetos/trabalhos/determinado serviço dentro da empresa seja concretizado com qualidade, sem ocupar recursos internos necessários para áreas críticas, e com igual controlo, mas sem as preocupações associadas à gestão de toda a equipa de recursos humanos afeta. Temos sempre uma equipa de gestão que acompanha as equipas no cliente e mantemos uma interlocução e feedback constante.

 

Quer referir algum caso em que tenham tido intervenção e que seja paradigmático da vossa atuação?

Temos uma história longa na área da consultoria e serviços de outsourcing, já tivemos projetos mais longos, mais curtos, mais ou menos complexos. Distinguiria efetivamente dois projetos pela sua longevidade e que por isso mesmo falam por si… um deles na indústria e que celebra uma década de colaboração e um outro que acompanhou o arranque da empresa e a sua evolução inclusive durante a pandemia e que continuamos…

Em ambos fazemos parte de fases de crescimento e ajudamos a implementar mudanças, sendo que em alguns casos tomamos a iniciativa de sugerir melhorias, sentimos que fazemos parte do processo de crescimento… sempre a avaliar a forma de fazer melhor.

 

Há algum especto adicional que queria referir?

Na Pessoas e Sistemas temos como guia que na “gestão as pessoas são o nosso foco”, é algo que levamos para o outsourcing, na gestão das nossas equipas no terreno, de forma a conseguirmos manter níveis de desempenho e estabilidade que façam a diferença!

 

 

Notícias sugeridas

Fique sempre a par das novidades que temos sobre a Pessoas e Sistemas!

Ver Mais Artigos